quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Receitas com Agar Agar - GELATINA DE AMÊNDOAS

GELATINA DE AMÊNDOAS






INGREDIENTES:

4g de Agar-agar

300ml de água


300ml de leite


Açúcar a gosto (não mais de 80g)


Essência de amêndoas a gosto


PARA A CALDA:


400ml de água


100g açúcar


Gotas de suco de limão

PREPARO:



Repita o procedimento da gelatina básica. Adicione o açúcar e misture até dissolver. Adicione então o leite e a essência de amêndoas. Misture para a homogeneização. Coloque em uma fôrma e coloque na geladeira para tomar consistência.


CALDA:


Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo até completa dissolução. Adicione as gotas de limão e leve à geladeira para esfriar.


Corte a gelatina em pedaços e disponha-a em um recipiente com frutas picadas. Despeje a calda por cima

Receitas com Agar Agar - Gelatina De Leite

GELATINA DE LEITE


INGREDIENTES:

4g Agar-agar

300ml de água

300ml de leite


Açúcar a gosto (não mais de 80g)


Pedaços de frutas (morango, kiwi, banana, uva, pêssego, abacaxi, manga, damasco) a gosto






PREPARO:


Repita o procedimento da gelatina básica até que esfrie. Adicione o açúcar e misture até que esteja totalmente dissolvido. Adicione então o leite e misture para homogeneizar. Deixe esfriar por algum tempo. Coloque os pedaços de frutas em uma fôrma e despeje a gelatina de algas sobre elas. Como variação, pode-se utilizar o leite de soja ou o de coco. Pode-se também descartar as frutas e cobrir a gelatina com calda de chocolate. Não é necessário refrigeração para tomar consistência, porém, aconselha-se servir gelado.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Agar Agar

RECEITAS AGAR-AGAR



















O Agar-agar pode ser utilizado numa grande variedade de receitas culinárias, sendo indicado na elaboração de alimentos dietéticos e vegetarianos. É de fácil utilização, inodoro, sem sabor, rico em fibras e com valor calórico praticamente igual a zero.


Dentre outras ações fisiológicas das fibras alimentares do Agar-agar e as doenças para as quais ela pode ser benéfica, podemos citar: o aumento de volume e sensação de saciedade que evita a obesidade; a inibição do aumento no nível de glicemia no sangue após as refeições, o que ajuda a evitar o diabetes; redução da taxa de colesterol que evita a ateriosclerose; estimula à eliminação do sódio (sal) em excesso, evitando assim a hipertensão.

 GELATINA BÁSICA



INGREDIENTES:


4g de Agar-agar


500ml de água


Açúcar a gosto (não mais de 80g)


Aroma a gosto


Corante a gosto

 
PREPARO:


Adicione o Agar-agar na água. Leve ao fogo sempre mexendo. Deixe ferver, diminua o fogo e mantenha fervura por 2 a 3 minutos, até que a alga esteja totalmente dissolvida. Deixe esfriar por 2 a 3 minutos. Adicione o açúcar, o aroma e o corante. Misture até que todos os ingredientes estejam totalmente dissolvidos. Deixe esfriar um pouco antes de colocar tudo em copos ou vasilha.Não é necessário colocar na geladeira para que a gelatina tome consistência, porém aconselha-se servir gelado. Corte em cubos e sirva com sorvete ou salada de frutas. Pode-se fazer somente a gelatina sem açúcar, aroma e corante para servir em saladas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Poderosa Cúrcuma (Açafrão)






É muito utilizada na medicina ayurvédica há pelo menos 3.000 anos para tonificar o fígado, como anti-inflamatório, nomeadamente contra a artrite, e também para curar as úlceras da pele.
Na China, é utilizada para melhorar o nível geral de energia e para os problemas gástricos.
Na maioria dos países asiáticos, a cúrcuma é considerada como uma planta medicinal importante e benéfica. Tem um forte poder antioxidante (109.000, teste ORAC).
A cúrcuma é o caule de uma planta como o gengibre, porém é sempre utilizada em pó. Já que esta é a melhor forma de manter a sua coloração indefinidamente, apesar do sabor diminuir ao longo do tempo. Na Tailândia e no leste da Ásia o tempero fresco é preferido ao seco, sendo a raiz ralada e adicionada a pratos com curry.
Não é de hoje que os cientistas já conheciam as propriedades deste componente da cúrcuma - planta originária da Índia e utilizada no molho curry - para o tratamento de artrite e demência, e agora constataram seu poder como anti-cancerígeno. A curcumina, um corante natural oriundo da cúrcuma, tem capacidade de matar as células cancerígenas, segundo um estudo divulgado no final de 2009 por pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer de Cork, na Irlanda.
Cientistas americanos estão convencidos que os poderes anti inflamatórios do extrato da cúrcuma podem ser eficazes também no tratamento da artrite.
A dose que os cientistas julgam ser mais eficaz equivale a 1,5 g por dia de uma porção da raiz de cúrcuma. Essa quantidade pode ser consumida junto com as refeições ou como parte dela, sob forma de farofa, por exemplo, adicionando outros ingredientes funcionais como a castanha-do-Pará e quinoa, ou até mesmo como o próprio tempero para o arroz,carnes e principalmente peixes. É muito utilizada para dourar esses pratos.

Utilização Tradicional:

- Elimina os radicais livres
- Anti-inflamatório
- Imunomodulador
- Anti-agregante plaquetário
- Dispepsia
- Antiviral
- Hipocolesterolemiante.
- Melhora a hidratação da pele
- Tônico




Para mais informações visite nosso site www.aloevita.com.br